Amanda

Amanda
Amanda

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Historias em Movimento em congresso

Olá Amigos,

Já faz algum tempo que não escrevo aqui no blog, nesse tempo muitas coisas aconteceram. Apresentações em livrarias, desenvolvimento de novos projetos, muitas realizações...
Em julho (dia 19) participei com mais dois amigos (Ludmila Alexandra dos Santos Sarraipa e Thiago Vieira Magalhães) do COLE (Congresso de leitura do Brasil) que é organizado pela ALB (Associação de Leitura do Brasil) e aconteceu na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Apresentamos um trabalho, que não por acaso, recebeu o título de Histórias em Movimento. Um relato sobre o projeto de desenvolvimento de um museu virtual de história oral criado na Escola do Sítio por alunos e professores. 
O trabalho foi muito bem aceito no Congresso, e o texto (artigo) será publicado na Revista on line chamada Linha Mestra (publicação da ALB http://alb.com.br/publicacoes/linha-mestra).
Esse projeto é muito interessante pois alia duas áreas que me interessam muito: a tradição oral e o redesenho do conceito de museu que conhecemos.
Assim que o artigo for publicado eu colocarei o link aqui no blog, por enquanto deixo aqui o texto que orientou minha fala na apresentação do nosso projeto.

"O que é um museu?
Se buscarmos no Google imagens para a palavra Museu, encontraremos uma série de construções grandiosas e magníficas, datadas de diversos períodos da nossa história. Prédios que guardam grande parte da produção artística da humanidade. Será que museu é isso? Um prédio bonito que serve de cofre? Um depósito? Um arquivo?
O escritor Bartolomeu Campos de Queirós, em seu depoimento para o Museu da Pessoa dizia que belo é “o que você não dá conta de ver sozinho”. Conseguimos iniciar nossa investigação sobre esse termo Museu a partir dessa afirmação: museu é um espaço de compartilhamento, um espaço de encontro, esse encontro nos faz dar forma, cor, som, enfim, sentido, às belezas da vida. Beleza não é só o que os gregos nos ensinaram (equilíbrio e perfeição), beleza é ver o mundo cada hora de um jeito, cada hora maior, cada hora de um lado dessa roda gigante, beleza é ser arrebatado, abraçado e algumas vezes até assustado.
Cada dia mais estamos percebendo um movimento de museus que privilegiam o encontro, por meio de ações educativas e de atividade em rede, assumindo a tecnologia como uma possibilidade de transformação e aproximação. A arte extrapolou a barreira da matéria, ganhou espaço no campo das idéias, é fácil perceber isso, basta visitar uma exposição de arte contemporânea, muitas vezes não são paredes que sustentam uma obra, não é com tinta que se cria uma imagem. É por isso que esse projeto está dentro desse grande universo que é o museu: imagens, sons, idéias, palavras, trocas, memória, EXPERIÊNCIA..." (Amanda Miorim)


Abraços a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário